Resumo do Projeto

A adesão à medicação e as mudanças de estilo de vida em pessoas com doenças crónicas prevalentes é habitualmente difícil e subótima, levando a complicações de saúde e ao aumento de custos, que ameaçam a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

O apoio na autogestão de doenças crónicas, no contexto mais amplo do autocuidado, é fundamental para alcançar melhores resultados de saúde. A autogestão envolve aspetos como a adesão à medicação, uma dieta saudável ou a prática de atividade física, intrinsecamente ligadas a mudanças comportamentais.

Espera-se que os profissionais de saúde apoiem as pessoas com doença crónica na mudança comportamental. No entanto, a literatura científica e a avaliação das necessidades realizada pelo consórcio indicam que os estudantes apresentam uma lacuna de capacidades no apoio à mudança comportamental, resultante de insuficiências curriculares e oportunidades limitadas de prática. Assim, há uma necessidade urgente de melhorar a educação nesta área, para promover eficazmente o autocuidado em pessoas com doenças crónicas.

O projeto Train4Health é a resposta a esta necessidade. Através de um pacote educacional coerente e inovador, é promovido o apoio à mudança comportamental, alinhado com as diretivas europeias sobre a transformação digital na educação.

Os grupos-alvo do projeto são estudantes de enfermagem, de farmácia e de ciências do desporto. Os enfermeiros e farmacêuticos comunitários têm um papel central no apoio ao autocuidado de pessoas com doenças crónicas. Os estudantes de ciências do desporto foram selecionados devido ao seu papel cada vez mais importante na promoção da atividade física nestas populações.

Objetivos

O projeto Train4Health procura melhorar as competências dos estudantes da área da saúde no apoio à mudança comportamental, de modo a promoverem eficazmente o autocuidado em pessoas com doenças crónicas. Os objetivos específicos são:

Consensualizar um quadro europeu de competências multidisciplinares sobre mudança comportamental em doenças crónicas
Definir resultados de aprendizagem baseados no quadro de competências anteriormente definido
Desenvolver e testar estudos de caso para treino do apoio à mudança comportamental em doenças crónicas
Desenvolver e testar um curso online aberto e massivo (MOOC) sobre a temática
Desenvolver e testar um software de simulação para treino do apoio à mudança comportamental
Produzir recomendações para a implementação em larga escala do pacote educacional Train4Health

Programa de Trabalho

O projeto está organizado em 5 pacotes de trabalho. No geral, as atividades do projeto correspondem aos objetivos específicos formados.

O projeto baseia-se na coprodução de produtos educacionais com o grupo alvo, educadores académicos e pessoas com doenças crónicas, de modo a assegurar que a inovação vai ao encontro das necessidades sociais e dos estudantes.

Train4Health liga educação, inovação e investigação ao incorporar métodos científicos nas suas atividades, valorizar a experiência educacional da equipa e ao recorrer à realidade virtual e inteligência artificial.

PT 1 - Gestão do projeto

(Setembro de 2019 – Agosto de 2022)
  1. A 1.1 - Implementação operacional;
  2. A 1.2 - Controlo da qualidade, gestão do risco e plano de contingência.

PT 2 - Preparação do desenvolvimento dos produtos educacionais

(Outubro de 2019 - Outubro de 2020)
  1. A 2.1 - Consensualizar um quadro europeu de competências na mudança comportamental em doenças crónicas;
  2. A 2.2 - Definir resultados de aprendizagem baseados no quadro de competências definido anteriormente;
  3. A 2.3 - Identificar necessidades curriculares face aos resultados de aprendizagem definidos;
  4. A 2.4 - Definir os requisitos de produtos educacionais.

PT 3 - Desenvolvimento de produtos educacionais

(Abril de 2020 – Maio de 2022)
  1. A 3.1 - Desenvolver os estudos de caso para treino do apoio à mudança comportamental em doenças crónicas;
  2. A 3.2 - Desenvolver o curso online aberto e massivo (MOOC);
  3. A 3.3 - Desenvolver o software de simulação com humanos virtuais inteligentes para treino do apoio à mudança comportamental.

PT 4 - Teste dos produtos educacionais e avaliação dos resultados de aprendizagem

(Agosto de 2020 – Agosto de 2022)
  1. A 4.1 - Realizar testes iterativos dos produtos educacionais;
  2. A 4.2 - Avaliar os resultados de aprendizagem;
  3. A 4.3 - Produzir recomendações para a implementação em larga escala dos produtos educacionais.

PT 5 - Disseminação, outreach e exploração

(Setembro 2019 – Agosto 2022)
  1. A 5.1 - Definir e implementar o plano de disseminação, comunicação e outreach;
  2. A 5.2 - Definir o plano de exploração e sustentabilidade dos resultados intelectuais do Train4Health.

Resultados

Os resultados do projeto incluem produtos e impactos esperados.

Os produtos planeados são:

  • Relatório sobre o quadro de competências europeu para apoiar a mudança comportamental em doenças crónicas e os resultados de aprendizagens comuns;
  • Relatório sobre estudos de caso para apoio à mudança comportamental em doenças crónicas;
  • Curso online aberto e massivo (MOOC) sobre o apoio à mudança comportamental;
  • Software de simulação para treinar o apoio à mudança comportamental em doenças crónicas;
  • Livro branco para implementar estratégias educacionais no apoio à mudança comportamental em doenças crónicas;
  • Rede eletrónica de contactos em educação para apoio à mudança comportamental.

Os resultados para os estudantes incluem a melhoria das competências de suporte ao autocuidado nas pessoas com doenças crónicas e superar lacunas no ensino do apoio à mudança comportamental, de modo a ter um impacto positivo na empregabilidade e mobilidade de profissionais de saúde.

Nas instituições de ensino superior, o projeto Train4Health pretende aumentar a cooperação entre instituições e a qualidade dos currículos. Os produtos digitais, como o MOOC e o software de simulação, pretendem oferecer flexibilidade na aprendizagem fora da sala de aula e satisfazer preferências individuais. Estes recursos educacionais são igualmente significativos para os profissionais de saúde em aprendizagem ao longo da vida, contribuindo também para o impacto societal do projeto.

Espera-se que, além do período estabelecido do projeto, o Train4Health tenha impacto positivo nas pessoas com doenças crónicas, resultando em melhorias no autocuidado e estilos de vida, aliviando o fardo individual e social destas condições de saúde

PARCEIROS

Sete parceiros de cinco países diferentes juntaram esforços numa parceria estratégica para inovar o apoio à mudança comportamental no ensino superior, liderada pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Com exceção da ESU, uma organização global que representa os estudantes, os parceiros são instituições de ensino superior. Globalmente, a equipa possui experiência em áreas centrais do projeto, como comunicação clínica, intervenções de mudança comportamental e informática, além de um histórico de investigadores e educadores inovadores.

  • Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • European Students’ Union
  • Inholland University of Applied Sciences
  • Instituto Politécnico de Santarém
  • Royal College of Surgeons in Ireland
  • Universidade de Lisboa
  • Univerza v Mariboru

A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa é uma instituição pública de ensino superior que procura ativamente a excelência e a inovação no ensino e na investigação em enfermagem. A ESEL tem cerca de 1800 estudantes, 1300 matriculados no curso de licenciatura em enfermagem e cerca de 500 em estágio de pós-graduação (mestrado e outros programas de pós-graduação). Desde 2004, a ESEL mantém uma parceria com a Universidade de Lisboa para um programa de doutoramento em enfermagem. A ESEL também tem parcerias com várias instituições na Europa e em países de língua oficial portuguesa, além de fortes relações com a comunidade, por meio de voluntariado e outras atividades.

A União Europeia de Estudantes (UEE) é uma organização que abrange 46 sindicatos nacionais de estudantes de 40 países. O objetivo da UEE é representar e promover os interesses educacionais, sociais, económicos e culturais dos estudantes a nível europeu.

A Universidade de Ciências Aplicadas da Inholland é uma instituição aberta e multicultural, com um ambiente inovador, exigente e de alta qualidade. O domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar da universidade é especializado em melhorar a participação desportiva e a atividade física na sociedade, aplicando programas de promoção da saúde.

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior é uma instituição pública de ensino superior em Portugal, integrada no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém). Foca-se em Ciências do Desporto e do Exercício, nos domínios de ensino superior (licenciatura e mestrado), investigação e aprendizagem ao longo da vida.

Como instituição independente e sem fins lucrativos, o Royal College of Surgeons na Irlanda procura a excelência em saúde. Focadas exclusivamente nas ciências da saúde, o seu objetivo é aprimorar a saúde através do empenho, inovação e colaboração.

A Universidade de Lisboa é a maior e mais prestigiada universidade de Portugal e é uma das principais universidades da Europa. Localizada no coração da cidade de Lisboa, oferece a toda a comunidade os melhores e mais diversos programas académicos em diversas áreas.

A Universidade de Maribor, é uma organização abrangente e de investigação que procura a excelência académica e a expansão do conhecimento por meio de investigação básica e aplicada. A Faculdade de Ciências da Saúde (parte da UM) apresenta a mais recente tecnologia, inovação, criatividade e interatividade para alcançar as competências dos estudantes e o seu objetivo principal - a prestação de cuidados holísticos às pessoas

team member

Mara Guerreiro

Project Coordinator
orcid id orcid id
team member

Adriana Henriques


orcid id orcid id
team member

Alexandre Boavida

Project Support Office
orcid id
team member

Anabela Mendes


orcid id orcid id
team member

Cristina Baixinho


orcid id
team member

Eva Arriscado

BSc Student
orcid id
team member

Helena Bronze

International Relations Office
orcid id
team member

Helga Rafael Henriques


orcid id
team member

Isa Félix

Project Manager | Starting March 2020
orcid id orcid id
team member

João Diniz

BSc Student
orcid id
team member

Nuno Santos

BSc Student | Junior Media Officer
orcid id
team member

Pedro Almeida

BSc Student
orcid id
team member

Beatriz Soler

Project Management Board
orcid id
team member

Carlos Perez


orcid id
team member

Maria Sierra


orcid id
team member

Robert Napier


orcid id
team member

Afke Kerkstra


orcid id
team member

Katja Braam

Project Management Board
orcid id
team member

Diogo Monteiro


orcid id
team member

Nuno Pimenta

Project Management Board
orcid id orcid id
team member

Rita Santos Rocha


orcid id
team member

Cathal Cadogan

Project Management Board
orcid id
team member

Judith Strawbridge


orcid id
team member

Afonso Cavaco


orcid id orcid id
team member

Ana Paula Cláudio

Project Management Board
orcid id orcid id
team member

Luís Correia


orcid id
team member

Mª Beatriz Carmo


orcid id orcid id
team member

Ricardo Santos

MSc Student
orcid id
team member

Aleksandra Lovrencic


orcid id
team member

Gregor Stiglic

Project Management Board
orcid id orcid id
team member

Klavdija Cucek Trivkovic


orcid id
team member

Leona Cilar


orcid id orcid id
team member

Majda Pajnkihar


orcid id
team member

Mateja Lorber


orcid id orcid id
team member

Nino Fijacko


orcid id orcid id

PARCEIRO ASSOCIADO

Federação Europeia de Educadores de Enfermagem (FINE)

A Federação Europeia de Educadores de Enfermagem (FINE) foi formalmente estabelecida no ano de 1995, em Leuven, após vários anos de discussão e planeamento por um entusiástico grupo de educadores de enfermagem oriundos de vários países.

FINE fornece uma "plataforma" para troca de informções e experiências com o objetivo de melhor entender as semelhanças e diferença nos vários programas de treino e educação em enfermagem.

Website acessível aqui

Publicações e Apresentações

As publicações e apresentações ficarão disponíveis brevemente!

  • Todos
  • Apresentações de conferências
  • Resumos de conferências
  • Artigos
  • Teses

Produtos

Os produtos serão disponibilizados assim que disponíveis!

Media Kit

O nosso media kit será disponibilizado assim que disponível!

ESTUDANTES

Estamos abertos a inscrições de estágios de investigação, trabalhos de curso ou projetos de licenciatura e mestrado de estudantes de enfermagem, ciências farmacêuticas, ciências do desporto, psicologia, informática e áreas afins.

Se te queres voluntariar para te juntares à equipa Train4Health, em qualquer uma das instituições parceiras ou se tiveres alguma dúvida, entra em contacto com a coordenadora do projeto (Dra. Mara Guerreiro | mara.guerreiro@esel.pt).

Por favor, diz-nos:

  • Quem és;
  • Porque procuras esta oportunidade (projetos de licenciatura/Mestrado, estágio/trabalho de investigação);
  • Qual é a tua área de interesse;
  • Qual a duração da tua participação.

Os estudantes que ingressarem na equipa receberão um programa de trabalho personalizado, apoio de investigadores experientes e um certificado de participação após a conclusão bem-sucedida do programa.

Incentivamos projetos multidisciplinares e estamos abertos às tuas ideias!

CONTACTE-NOS

Aguardamos o seu contacto!

Train4Health

train4health@esel.pt

Veja as publicações das nossas redes sociais!

Veja os nossos mais recentes tweets e posts no Facebook!